top of page

Pedro Vieira Baptista

HPV

HPV

A infecção pelo HPV (vírus do papiloma humano) é a infeção de transmissão sexual mais frequente. Ao todo, há mais de 120 tipos diferentes de HPV. De acordo com o potencial de provocarem doença maligna, são divididos em baixo e alto risco. Na maioria dos casos, perante um sistema imunitário competente, a infeção por HPV é controlada dentro de 1 a 2 anos. Contudo, em alguns casos a infeção não desaparece, podendo causar várias doenças.

COLPOSCOPIA

A colposcopia é um exame fundamental para a detecção precoce de alterações cervicais, permitindo um acompanhamento adequado e prevenindo possíveis complicações no futuro. Habitualmente, a necessidade da sua realização deriva de um resultado anómalo dum teste de HPV e/ou de Papanicolaou.

As verrugas/condilomas são lesões causadas pelo HPV, podendo aparecer na região genital ou anal (menos frequentemente na boca/garganta). São lesões benignas, causadas por HPVs de baixo risco (90% pelo HPV 6 ou 11). Existem vários tratamento, embora estas  lesões frequentemente desapareçam com o tempo.

CONDILOMAS VERRUGAS

bottom of page